MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

30/05/2018 | Curso em Engenharia de Computação iniciará em agosto de 2018

Quarta-feira, 30 de maio de 2018

É com muita satisfação que comunicamos que em agosto de 2018 será implantado o Curso Superior em Engenharia da Computação na Unidade Leopoldina, do CEFET-MG. O Projeto de Curso prevê entrada semestral, com 30 vagas por semestre. O curso tem duração de 5 anos (3600 horas), turno integral.

Aproveitamos a oportunidade pra parabenizar e agradecer pela dedicação à equipe de professores da Coordenação de Informática, presidida pelo Prof. Fabiano Bhering. Agradecer também ao  Coordenador do novo curso de graduação Prof. Maicon Stihler.

O projeto é resultado de um esforço coletivo e trará para Leopoldina o segundo curso superior em uma instituição federal. O primeiro foi o curso superior em Engenharia de Controle e Automação, no ano de 2005. Neste esforço coletivo é preciso citar a união de coordenações e departamentos locais, diretoria da unidade, diretoria de graduação e diretoria geral, sociedade e prefeitura de Leopoldina. Todos, de alguma forma, contribuíram para que essa conquista fosse alcançada.

O edital para o processo seletivo foi publicado hoje, 30/05/2018. Para acessar o edital CLIQUE AQUI.

Trâmite do Projeto

No dia 27/03/2018, o projeto para criação do curso em Engenharia de Computação na Unidade Leopoldina, do CEFET-MG, foi aprovado no Conselho Diretor (CD). Antes do Conselho Diretor, o projeto foi aprovado no CEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão), no CGRAD (Conselho de Graduação) e na Congregação da Unidade Leopoldina. O projeto tramitava internamente desde setembro de 2016. Após a aprovação interna, o projeto foi cadastrado no e-MEC, mas o MEC arquivou o pedido por reconhecer que o CEFET-MG agora tem autonomia para a abertura de novos cursos sem a necessidade de aprovação.

Outras ações em andamento

A diretoria da Unidade Leopoldina tem se empenhado no fortalecimento da verticalização do ensino, alinhando ações que vão desde o ensino de nível técnico à pós-graduação e conta com a participação de uma equipe grande de servidores dedicados e empenhados em diferentes frentes de trabalho.

Está em tramitação interna também o projeto do Curso noturno em Engenharia Mecânica. Atualmente o projeto está sendo avaliado no CEPE. 

Além da criação de novos cursos, existem várias outras ações coordenadas visando o crescimento da unidade Leopoldina e o desenvolvimento regional. Entre estas ações é possível citar:

  • o fortalecimento do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo, previsto para funcionar no imóvel cedido para o CEFET (antiga casa do DNIT);
  • a criação do escritório de ligação;
  • a consolidação da Incubadora de empresas e da Empresa Júnior;
  • a melhoria da estrutura do PET (Programa de Educação Tutorial);
  • a realização do II Fórum de Desenvolvimento Regional e do II Café Empresarial;
  • a consolidação do curso de pós-graduação em Internet das Coisas (segunda turma prevista para agosto de 2018);
  • a submissão de um projeto de Mestrado Profissional em Automação e Sistemas (em andamento);
  • o fortalecimento do ensino, pesquisa e extensão.