MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

05/02/2018 | Parceria entre CEFET-MG e APAE de Leopoldina

Segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Alunos do Curso Técnico de Informática (Dhyovania, Pedro e Petrothiely) do CEFET-MG, unidade Leopoldina, orientados pelo servidor de TI, Alexandre Martins, participaram de uma ação na APAE de Leopoldina com o objetivo de organizar e resolver os problemas nos equipamentos de informática. A iniciativa partiu do próprio Alexandre e dos alunos.

Num primeiro momento, a APAE contava com uma sala cheia de equipamentos, até então sem utilidade. Segundo o funcionário da APAE (Caio), os equipamentos foram recebidos por meio de doação da Polícia Federal mas estavam sem condição de uso. O primeiro passo foi fazer o levantamento das placas e peças que estavam funcionando e o descarte do restante. A equipe utilizou técnicas de formatação em massa de computadores, agilizando o processo de preparo dos equipamentos.

Em seguida aconteceu um pequeno treinamento para que o funcionário pudesse confeccionar a infraestrutura da rede do novo laboratório, que agora acomoda os computadores. Em todo o processo foram utilizados sistemas e ferramentas open source e softwares livres, visando garantir a integridade da instituição, uma vez que a mesma não tinha posse de licenças para sistemas e aplicativos proprietários.

whatsapp-image-2018-01-27-at-00-04-45 whatsapp-image-2018-01-27-at-00-04-55