MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Professores e alunos do CEFET-MG são premiados com destaque na Febrace

Terça-feira, 28 de março de 2017

Entre os projetos premiados, “Simulação da dispersão do Aedes aegypti usando autômatos celulares” foi selecionado para participar de um evento nos EUA, em maio deste ano

O CEFET-MG recebeu seis premiações na 15ª edição da mostra de projetos finalistas da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) 2017, realizada nos dias 21, 22 e 23 de março, na Universidade de São Paulo (USP).

O professor da Unidade Leopoldina Gustavo Montes recebeu o Prêmio Destaque Unidades da Federação. Esse prêmio tem o objetivo de reconhecer o melhor projeto de cada Estado do país, portanto o de Minas Gerais ficou para o professor do CEFET-MG.

O projeto “Simulação da dispersão do Aedes aegypti usando autômatos celulares”, de autoria do professor Gustavo e das alunas Marcella Linhares, Livia de Oliveira e Amanda Fernandes, recebeu o 1º lugar geral na categoria da área de Ciências Exatas e da Terra. Esse projeto foi selecionado para participar da Intel ISEF 2017 (International Science and Engineering Fair), a Feira Internacional de Ciências e Engenharia realizada anualmente, em maio, nos EUA. É a maior feira para estudantes não universitários.

O projeto “Desenvolvimento de um aplicativo de realidade aumentada para o auxílio do ensino da Biologia no ensino fundamental e médio”, orientado pelo professor Gustavo Montes e coorientado pela professora Carla Rezende, conquistou o 4º lugar na área de Ciências Exatas e da Terra.  Criado pela dupla Marcela Gomes e Ana Carolina Guedes, o projeto consiste em desenvolver um aplicativo para dispositivos móveis a fim de contribuir para uma melhor aprendizado dos conceitos de Biologia. Sua principal funcionalidade é adicionar ao mundo real imagens virtuais com o intuito de compreender conteúdos didáticos da Biologia.

“Como aluno do CEFET-MG, tive a experiência de participar de duas edições da FEBRACE e hoje sou capaz de ver a importância destas experiências em minha aprendizagem e formação. Agora, como professor e orientador, tenho total convicção de que a FEBRACE traz o mundo da pesquisa, da inovação e do desenvolvimento tecnológico”, afirma professor Gustavo Montes.

O projeto “Cardiolife – manequim com painel eletrônico para treinamento de massagem cardíaca”, produzido pelas alunas Sophia Paiva e Stela Santos Brito, orientadas pela professora Tálita Saemi, recebeu o prêmio da Associação Brasileira de Incentivo à Ciência (Abric) de destaque em iniciação científica.

O professor Sandro Renato Dias ficou entre os 15 finalistas ao prêmio professor destaque Febrace 2017: “Relatos de experiências práticas de professores que desenvolvem pesquisa na educação básica”. O professor, o coorientador Daniel de Sousa e o aluno Gabriel Martins apresentaram o projeto “Redes de veículos autônomos com GTA SAN ANDREAS multiplayer: comunicação não orientada à conexão entre veículos e centrais nos cruzamentos de vias”.

 

   video   A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindoA imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas dançando e campo de beisebol

Secretaria de Comunicação Social/CEFET-MG